terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O que é um Partido Abelha

Partido, porque tem finalidades de intervenção política em meio eleitoral.

Abelha, porque se destina a ser extinto, após concorrer a eleições.

+

Partido, porque a abstenção vai em 40% e o eleitorado se distancia cada vez mais dos partidos que existem (Portugal -Dezembro de 2009).

Abelha, porque se se não extinguisse após as eleições, tornar-se-ia provavelmente igual aos outros partidos (centros de interesses, por vezes concorrentes e/ou conflituantes com os interesses do Estado).

+

Partido, porque a abstenção, mesmo sendo activa -isto é, não resultante de desinteresse, mas de recusa em colaborar com um sistema de facto que se considera errado- enfraquece a democracia.

Abelha, porque as eleições se devem destinar a escolher os representantes dos cidadãos e não os representantes dos partidos; assim, extinto o partido os deputados respondem apenas perante os cidadãos e dependem apenas destes (absoluta irrelevância dos jogos partidários; inexistência de "notáveis" dentro dos partidos; só os eleitos pelo Povo relevam: os deputados à AR).

+

Partido, porque é forma organizada para a intervenção política.

Abelha, porque é forma transitória, sujeita a perecer, ao contrário do universo eleitoral e do País e da democracia, que se destina a servir.

+

Finalmente: e contudo,

Partido que se destina a unir num esforço comum quem pretende o reforço da democracia.

Abelha que não se destina a dar mel, mas apenas a realizar essa obra comum sob a forma transitória de um partido, essencial para concorrer a eleições (abelha obreira, pois).