1. O Partido Abelha é uma proposta de superação do impasse a que o sistema de representação política em Portugal chegou, nos finais de 2009 e que se traduz no seguinte: os deputados à AR não representam o País.
2. Parte da convicção de que os partidos existentes falharam e que o quadro de representação política vigente não corresponde ao sentimento dos eleitores, que se conformam mas não aderem a esse quadro.
3. Assenta na ideia de que o primeiro passo para a formação de um governo que sirva exclusivamente os interesses do País é a devolução aos eleitores da faculdade de escolha dos seus representantes.
4. Para tal, propõe uma forma de as listas de candidatos a deputados à Assembleia da República resultarem da escolha dos eleitores -e não de um directório partidário.
5. A fim de que os deputados eleitos respondam unicamente perante os eleitores, o partido deve extinguir-se após o acto eleitoral (daí a semelhança com a vida das abelhas).
6. Os textos que constam neste blogue pretendem ser propostas concretas e práticas para realizar este objectivo: devolver ao País a faculdade, de facto, de escolher os seus representantes.